Projetos Selecionados Selecionados Cronologia
Abuxarda 1

Um jogo de contrastes

Inserida num condomínio privado em Cascais, a envolvente é caracterizada por um extenso pinhal e por um ambiente de silêncio e serenidade.
Fachada tardoz, pormenor

A implantação tira partido da envolvente, com predominância de pinheiros-bravos e um denso coberto vegetal, trazendo esse enquadramento para o interior da habitação.

O verde permeia a massa construída, através da introdução de palas que se destacam e desconstroem o volume principal. A textura vincada de materiais como a pedra e a madeira, em diálogo com a materialidade suave de planos brancos estucados e do cimento afagado criam um objeto que vive e se afirma através de contrastes. Cada fachada descreve uma face, sendo a fachada norte aquela que primeiro se descobre. Incorporada no terreno e, em parte, semienterrada, tem uma volumetria mais contida. A tardoz, grandes planos envidraçados gerem a relação com o exterior, trazendo o jardim e a envolvente para dentro da habitação. A casa desenvolve-se em dois pisos, o núcleo inferior é composto maioritariamente pelas áreas sociais. Uma sequência de salas de estar e de jantar, resultantes de diferentes enquadramentos com o terreno e com a exposição solar, criam espaços de maior ou menor recato. Para nivelar a área social da habitação com o jardim, criou-se um patamar intermédio de acesso, incorporando a casa no declive natural do terreno. Neste piso encontra-se ainda a master suite. Situada numa zona mais reservada, surge separada do resto da casa por um pátio, conferindo privacidade a quem a utiliza. Na ala superior, virada a sul, são desenhadas quatro suítes com varandas que se debruçam sobre o jardim e a piscina. O Piso 0 tem uma cobertura verde, num gesto de replicar a vegetação existente no exterior para os quartos, diluindo a volumetria na natureza. A zona exterior, de dimensões generosas, dá enquadramento à piscina e permite uma passagem e ligação ao terreno natural. 

Zona exterior, pormenor
Zona exterior, pormenor

Localização, Cascais, Portugal
Cliente, Privado
Área, 760.00 m2
Fase, Construído
Ano, 2020 – 2024

Arquitetura, Miguel Martins Santos, Teresa Barbosa (in-house), Isabel Câmara Pestana (parceria)
Especialidades, João Paulo Branco, David Ferreira, João Feliciano, Hélder Parreira (in-house), 360 Eng (parceira)
Fiscalização, João Igrejas Leite
Construtora, ENGCON
Medições, Hugo Pombo
Arquitetura paisagista, Sofia Raimundo
Fotografia, Lourenço Teixeira de Abreu

Fachada tardoz

A sustentabilidade foi uma preocupação transversal a toda a intervenção. Com uma abordagem colaborativa entre as equipas internas de arquitetura e engenharia desde o primeiro momento, todas as soluções técnicas tiveram em conta a eficiência hídrica, energética e de conforto térmico e acústico. Foi também implementado um sistema de reaproveitamento das águas pluviais para a rega, reduzindo o impacto ambiental inerente à manutenção das áreas exteriores, uma das componentes fundamentais deste projeto.

Zona de circulação, ambiente

No interior, o jogo de contrastes ganha uma nova vida, onde planos obliquos criam momentos de interesse e a luz, natural e artificial surge como elemento modelador. A materialidade complementa e traduz a do exterior, com a presença da madeira e do betão.

Deslizar
Zona de circulação, ambiente
Quarto, pormenor
Quarto, pormenor
Quarto, pormenor
Zona de circulação vertical, ambiente
I.S., pormenor
Planta de implantação
Zona de estar, ambiente
Zona de estar, pormenor