Artigos Reconhecimentos
Histórias em Arquivo

Artigos

Leia os nossos artigos mensais e as explore as nossas histórias.

#06 O individual e a equipa, como conciliar?

Gerir uma empresa implica saber balançar as várias pessoas que a compõem. Saber passar os valores, os métodos e a linguagem da equipa sem anular o que há de tão especial em cada um.

#05 Pensar no futuro ou resolver os problemas do presente?

Numa época em que se fala de crises (várias) mas também da urgência de tomarmos medidas para garantirmos futuros mais sustentáveis, mais dignos, quais devem ser as nossas prioridades?

Spotlight: Catarina Norton

A intemporalidade é algo em que acredito, procurando sempre criar espaços que resistam ao teste do tempo e não sejam afetados por modas passageiras. A portugalidade é um valor que considero importante quando trabalho em projetos no meu país, valorizando a cultura local e incorporando elementos distintivos da identidade portuguesa.

#04 Criatividade e negócio, como conciliar?

À primeira vista, criatividade e negócio podem parecer antagónicos, mas quando se fala de gestão numa área criativa somos obrigados a encarar esta dualidade e, até, a tirar partido dela. Como garantir que o cumprimento dos objetivos financeiros não nos transforma numa linha de montagem? Pode o gestor ser criativo?

#03 Existe um cliente ideal?

A prática da arquitetura é feita de relações e a relação com o cliente é uma das mais importantes. Este conceito emprestado do Marketing pode ajudar-nos a olhar os nossos clientes de outra forma.

#02 Engenheiros e Arquitetos, amigos ou rivais

Parceiros fundamentais, nem sempre estão alinhados no melhor caminho para o mesmo fim. Melhorar esta relação é melhorar a qualidade dos projetos. Mas como?

Mãe, filha, neta

A história da Vila Sarah é uma história de amor e de família. Construída como retiro de verão, um tributo à esposa de quem a encomendou, tem uma presença simultaneamente moderna e romântica.

#01 Como é que tudo começou?

Em 1994, três amigos recém-formados decidem criar um atelier. Duarte Pinto-Coelho, Marcus Cerdeira, Miguel Martins Santos e Pedro Silva Lopes, falam-nos da história do atelier e de como se pode crescer sem perder os valores de origem.

Spotlight: Pureza Vaz Pinto

Um departamento financeiro bem consolidado permite-nos tomar decisões assertivas e antecipar falhas. É um pouco como os limites na educação dos nossos filhos. Saber que há limites permite que as crianças se sintam em liberdade dentro desses limites e se sintam seguras para explorar e crescer.

De armazém a habitação multifamiliar

O objetivo da intervenção foi criar um conjunto harmonioso com os edifícios confinantes e com o desenho da rua, com a conversão de um conjunto de armazéns abandonados em edifício de habitação multifamiliar, promovendo a regeneração funcional e a valorização arquitetónica e urbanística desta área.

Uma nova entrada na Vila de Cascais

Em parceria com o atelier NEXT Architects, foi criado um plano de ação faseado, minimizando o impacto visual e ambiental inerente a tipo de operações e permitindo que o hipermercado e todas as suas áreas dependentes, se mantivesse sempre em funcionamento.

O Palácio e a Medina

O Palácio dos Tavares, quer pela sua imponência e proeminência na malha urbana circundante, quer pelo seu valor intrínseco como objeto arquitetónico, ocupa um lugar de destaque patrimonial e urbanístico na cidade de Tavira.