Aljezur
Os vãos nas duas fachadas enchem a casa de luz e expandem a vista até ao verde da planície a nascente.
As características particulares do terreno, encaixado entre duas ruas com desnível acentuado e duas casas preexistentes conduziu a uma intervenção que se quer neutra e integrada na frente de rua e que se abre a tardoz, criando um refúgio privado no centro da zona histórica de Aljezur. Na fachada principal foi recuperada a forma tradicional, criando uma presença discreta na malha onde se insere, destacando-se, porém, pela abertura de vãos generosos de vidro único. A tardoz, desenvolve-se um pátio com um pequeno tanque onde os reflexos da água agitam o grande muro que nos transporta para uma vivência mediterrânea, onde o branco ilumina e uniformiza o espaço. No interior, o programa materializa-se em duas partes, com a distribuição dos quartos no piso de entrada e superior, ficando a área social no piso intermédio. Neste piso, a cozinha e a sala fundem-se e prolongam-se para o pátio através de um grande envidraçado. Os vãos nas duas fachadas enchem a casa de luz e expandem a vista até ao verde da planície a nascente.
Localização, Aljezur, Portugal
Cliente, Privado
Área, 253 m2
Fase, Construído
Ano, 2021 - 2024
Arquitetura, Fragmentos
Especialidades, Veritate
Construtora, Nobislux
Fiscalização, André Almeida
Decoração, Maria Carvalho
Fotografia, Adalberto Duarte
As características particulares do terreno, encaixado entre duas ruas com desnível acentuado e duas casas preexistentes conduziu a uma intervenção que se quer neutra e integrada na frente de rua e que se abre a tardoz, criando um refúgio privado no centro da zona histórica de Aljezur.
A tardoz, desenvolve-se um pátio com um pequeno tanque onde os reflexos da água agitam o grande muro que nos transporta para uma vivência mediterrânea, onde o branco ilumina e uniformiza o espaço.