Projetos Selecionados Selecionados Cronologia
Bayview 2

Opacidade e transparência na relação com enquadramento

A disposição assimétrica dos vãos marca o ritmo desta fachada e as molduras em azulejo azul evocam o oceano e antecipam o enquadramento que se abre a tardoz.
Fachada principal, pormenor

Este edifício de habitação multifamiliar é o primeiro a ser concluído com este uso no âmbito do projeto de reorganização e requalificação urbana da Entrada Nascente de Cascais, fruto de uma parceria com o atelier Next Architects. Saiba mais sobre o Bayview.

Os cinco pisos acima do solo que distribuem 35 apartamentos, desenvolvem-se em socalcos direcionados para norte e poente. A tardoz, os socalcos vão recuando em altura, permitindo libertar as vistas mar a sul. Neste alçado, desenrolam-se predominantemente as zonas sociais das frações, rematadas por terraços a toda a largura, privilegiando a exposição solar e a vista sobre a baía de Cascais. A transparência predomina nesta fachada, feita de grandes planos envidraçados que trazem o exterior e a proximidade com o mar para o interior das habitações. Esta transparência contrasta com a fachada principal, correspondente à parte convexa do edifício. Esta apresenta-se opaca, com vãos contidos e alinhados na vertical, protegendo o edifício do ruído e do movimento viário a poente. A disposição assimétrica dos vãos marca o ritmo desta fachada e as molduras em azulejo azul evocam o oceano e antecipam o enquadramento que se abre a tardoz. O paisagismo representa uma componente fundamental do projeto, funcionando como elo que une os vários lotes. A implantação em L, permitiu criar um amplo espaço exterior protegido dos ventos e debruçado sobre o mar, que se integra e mistura com os restantes espaços verdes que pontuam o quarteirão. Os espaços verdes públicos e privados são elementos marcantes de todo o empreendimento, constituindo uma verdadeira barreira de proteção e integração do património classificado. As assimetrias e formas orgânicas e a utilização de espécies autóctones e de fácil manutenção criam um conjunto que, em simultâneo, contrasta e complementa a materialidade das fachadas.

Zona exterior, ambiente
Zona exterior, ambiente

Localização, Cascais, Portugal
Cliente, Grand Bay Residences - SICAFI, S.A
Área, 5.226 m2
Fase, Construído
Ano, 2019 - 2023

Arquitetura, Angêlo Dias, Ângelo Vivas, Bárbara Alves Lopes, Duarte Pinto-Coelho, João Torres, Lourenço Vaz-Pinto, Luis Alves, Madalena Alves, Magda Rocha, Marcus Cerdeira, Maria do Rosário Jacinto, Miguel Vivas, Sofia Bray (in-house), Next Architects (parceria)
Especialidades, Quadrante
Fiscalização, Exgexpor
Construtora, Teixeira Duarte
Luminotecnia, Quadrante
Medições, Gândara
Arquitetura paisagista, Francisco Caldeira Cabral, Elsa Severino
Fotografia, Francisco Nogueira

Fachada tardoz, ambiente

A sustentabilidade foi uma preocupação transversal às várias fases do projeto. O loteamento e respetivas obras de urbanização foram submetidos a um Estudo de Impacto Ambiental, e a componente comercial do empreendimento possui certificação LEED, reconhecendo assim os padrões internacionais de construções sustentáveis.

Implantação, vista aérea
Vista de rua, ambiente
Deslizar
Área de implantação, vista aérea
Fachada principal, pormenor
Área comum, ambiente
Receção, ambiente
Zona de estar, ambiente
Zona de estar, ambiente
Fachada tardoz, zona exterior
Zona exterior, pormenor
Fachada principal, pormenor
Perspetiva, ambiente