Bayview 3
Uma proposta em dois volumes
Os elementos suspensos trazem uma aparência de leveza e permitem maximizar o sistema de vistas, garantindo que todos os apartamentos possam usufruir da envolvente em que se inserem.
A proposta desenvolve-se em dois volumes assimétricos que comunicam entre si através de passadiços. De linhas direitas e com a abordagem contemporânea que é comum a todo o quarteirão, a distribuição da massa nestes blocos resulta num conjunto leve e em harmonia com a envolvente. Um jogo de simetrias e assimetrias ao nível das fachadas, das varandas, e de outros elementos como as piscinas, traz irreverência à proposta, quebra a verticalidade e assegura privacidade em relação ao edifício confinante. Os elementos suspensos trazem uma aparência de leveza e permitem maximizar o sistema de vistas, garantindo que todos os apartamentos possam usufruir da envolvente em que se inserem.
No interior, distribuem-se pelos dois edifícios 17 frações autónomas entre tipologias T1, T2 e T3 Duplex. Os apartamentos localizados no piso térreo têm zona exterior privativa com piscina, o mesmo acontece nos apartamentos duplex do quarto piso. Nos restantes pisos, a relação com o exterior faz-se através de generosas varandas e grande planos envidraçados na fachada sul. Esta relação com o exterior e a vista foi o ponto de partida para organizar o interior das frações. A presença do branco e do vidro nas fachadas dá destaque às áreas verdes e cria uma coesão visual com o restante quarteirão.
Localização, Cascais, Portugal
Cliente, Grand Bay Residences - SICAFI, S.A
Área, 1.678,07 m2
Fase, Construído
Ano, 2019 – 2023
Arquitetura, Angêlo Dias, Ângelo Vivas, Bárbara Alves Lopes, Duarte Pinto-Coelho, João Torres, Lourenço Vaz-Pinto, Luis Alves, Madalena Alves, Magda Rocha, Marcus Cerdeira, Maria do Rosário Jacinto, Miguel Vivas, Sofia Bray (in-house), Next Architects (parceria)
Especialidades, Quadrante
Fiscalização, Exgexpor
Construtora, Teixeira Duarte
Luminotecnia, Quadrante
Medições, Gândara
Arquitetura paisagista, Francisco Caldeira Cabral, Elsa Severino
Fotografia, Francisco Nogueira
Este edifício de habitação multifamiliar integra o projeto de reorganização e requalificação urbana da Entrada Nascente de Cascais, fruto de uma parceria com o atelier Next Architects. Saiba mais sobre o Bayview e sobre os lotes já concluídos, Bayview 2 e Auchan Bayview.
A sustentabilidade foi uma preocupação transversal às várias fases do projeto. O loteamento e respetivas obras de urbanização foram submetidos a um Estudo de Impacto Ambiental, e a componente comercial do empreendimento possui certificação LEED, reconhecendo assim os padrões internacionais de construções sustentáveis.