Comporta 10
Uma casa de volumes brancos no centro de um pinhal
Rodeado por um pinhal, o edifício insere-se num terreno com declive suave que privilegia a exposição solar e a relação com a paisagem a sul.
A forma desta habitação térrea é o resultado de uma soma de volumes. A massa final é orientada a diferentes ângulos, deixando passagens semiabertas exteriores entre os vários elementos do conjunto. O projeto conta também com referências do estilo tradicional local, Comporta Style, numa ténue combinação entre o património regional e a abordagem contemporânea.
O programa materializa-se em duas partes. O núcleo esquerdo é composto pelas áreas comuns. A zona de estar, de jantar e a cozinha são contínuas e a sensação de estar ao ar livre é realçada por grandes planos envidraçados. Na ala direita, são desenhadas cinco suítes que, num jogo de cheios e vazios, pátios e volumes, separam cada espaço individual.
Localização, Grândola, Portugal
Cliente, Privado
Área, 600 m2
Fase, Construído
Ano, 2018 - 2021
Arquitetura, Fernando Flora, Magda Rocha, Pedro Silva Lopes (in-house)
Especialidades e fiscalização, João Paulo Branco (in-house)
Construtora, Fernando Pedreiro
Medições, Coopas
Arquitetura paisagista, Polen Land Design
Fotografia, Francisco Nogueira
Para mais detalhes, Pinterest
A forma desta habitação térrea é o resultado de uma soma de volumes. A massa final é orientada a diferentes ângulos, deixando passagens semiabertas exteriores entre os vários elementos do conjunto.
No exterior, com um forte sentido de lugar em mente, a paisagem natural e as dunas de areia branca envolvem o conjunto construído.