Jardim à Estrela 19
De edifício multifamiliar a casa de família
A Estrela é uma zona com características e hábitos próprios da cidade de Lisboa. Algumas construções recentes apresentam linhas modernas que contrastam com outras mais tradicionais e dotam a zona de alguma variedade arquitetónica, sem, no entanto, se verificar o prejuízo de uma harmonia visual, onde se vai observando um crescente processo de reabilitação urbana. Aproveitando as características originais das paredes exteriores e métrica de vãos - adaptando-as a condições contemporâneas de utilização, otimização e salubridade do espaço -, transformámos um edifício multifamiliar numa casa de família. No exterior, a fachada principal reveste-se a azulejo retangular verde, com o embasamento em lioz. A tardoz adota-se uma abordagem mais contemporânea com a abertura de vãos de maiores dimensões e com a criação de pátio e varandas, cuidadosamente dispersas, preservando resguardo e privacidade aos que ali habitam.
Localização, Lisboa, Portugal
Cliente, Privado
Área, 306 m2
Fase, Construído
Ano, 2017 - 2021
Arquitetura, António de Sousa Coutinho, Magda Rocha, Pedro Silva Lopes (in-house)
Especialidades, Espaço Civil
Fiscalização, João Paulo Branco (in-house)
Construtora, BMC Construções
Medições, Coopas
Design de interiores, Lavradio Design
Fotografia, Nuno Almendra
Para mais detalhes, Pinterest
A Estrela é uma zona com características e hábitos próprios da cidade de Lisboa e conta com algumas construções de linhas modernas que contrastam com outras mais tradicionais.
No seu interior, o projeto desenvolve-se ao longo de 4 pisos, distribuindo um extenso programa no terreno estreito e comprido. É através da entrada principal que se acede à escada de tiro que resolve a distribuição vertical da habitação, elemento estruturante e de alguma permeabilidade. O piso de entrada destina-se maioritariamente a garagem e áreas de serviço. Nos pisos superiores, num primeiro nível localizam-se as áreas sociais (zona de estar, de jantar e cozinha) contíguas e com uma relação privilegiada com varanda e pátio a tardoz na cota inferior, a que se pode aceder por escada exterior. Os últimos pisos destinam-se à zona mais privada da casa com os quartos em suíte. Os grandes planos envidraçados a Sul e respetivas portadas, são os grandes protagonistas na gestão da luz natural e composição do alçado tardoz.