Projetos Selecionados Selecionados Cronologia
Possidónio da Silva 37

A recuperação de um edifício, a reabilitação de uma cidade

Originalmente composto por três pisos e um logradouro, este edifício em Campo de Ourique encontrava-se em avançado estado de degradação. O rés-do-chão, que servia de estabelecimento comercial, foi reconvertido numa área comum e de passagem para duas frações de habitação unifamiliar completamente independentes.
Fachada principal

Em termos funcionais, a casa que aqui apresentamos como Possidónio da Silva 37 encontra-se ligada à casa Prazeres 37 através de uma zona de comunicação composta por átrio de entrada, acessos e estacionamento. O ponto de encontro entre as duas parcelas é feito no exterior.

Na fachada principal houve a intenção de preservar a integridade das características arquitetónicas existentes, com a recuperação das portas de ferro em arco e dos revestimentos cerâmicos originais. Ao centro, as duas portas separadas por um vão, abrem-se para revelar um portão de garagem, permitindo a inserção de um elemento funcional sem impactar a ordenação histórica da fachada. No seu interior, a casa desenvolve-se ao longo de dois pisos. Num primeiro nível localizam-se as áreas sociais. As zonas de estar e jantar são contíguas e esta última apresenta-se separada da cozinha por grandes portas envidraçadas, privilegiando a comunicação entre as áreas, sem prejuízo da criação de ambientes distintos. O segundo piso destina-se à zona mais privada da habitação, com dois quartos e uma suite. A cobertura foi redesenhada sem alterar a altura da edificação, de forma a promover a verticalidade e convidar a entrada de luz natural através da claraboia.

Área de entrada, zona de circulação vertical
Área de entrada, detalhe

Localização, Lisboa, Portugal
Cliente, Privado
Área, 178 m
Fase, Construído
Ano, 2018 - 2022

Arquitetura, António de Sousa Coutinho, Fernando Flora, Pedro Silva Lopes (in-house)
Especialidades, João Paulo Branco (in-house), GLFV
Fiscalização, João Paulo Branco (in-house)
Construtora, Socifago
Medições, Coopas
Arquitetura paisagista, Polen Land Design

Varanda tardoz, pormenor

A área exterior foi reformulada e desenvolve-se em três níveis, permitindo a criação de diferentes zonas de estar e preserva algumas árvores de fruto que remontam à construção original.

Área exterior, ambiente
Varandas tardoz, detalhe

Os detalhes em ferro replicam o verde da vegetação, que invade o interior através das varandas a tardoz debruçadas sobre o jardim e envolvente, trazendo uma sensação de refúgio numa zona movimentada da cidade de Lisboa.

Deslizar
Fachada principal, porta da garagem
Zona de garagem
Área de circulação
Área de circulação, pormenor
Zona de estar, pormenor
Entrada para zona de refeições, pormenor
Cozinha, pormenor
Zona de circulação
Vista aérea global
Área de implantação, vista aérea
Fachada tardoz, pormenor
Fachada tardoz, detalhe