Projetos Selecionados Selecionados Cronologia
Victor Cordon

Recuperar a herança pombalina

Situado na Baixa Pombalina, em plena Área de Reabilitação Urbana e Zona de Proteção de Imóveis da DGPC, este edifício de habitação multifamiliar foi alvo de ampliações e alterações ao longo dos anos, que o descaracterizaram e afastaram da sua identidade histórica original.
Piso térreo, ambiente

A intervenção teve como objetivo a reabilitação de um edifício histórico de habitação multifamiliar, celebrando a sua forma e estruturas originais, descaracterizadas por sucessivas alterações e ampliações.

A intervenção teve como objetivo a reabilitação de um edifício histórico de habitação multifamiliar, celebrando a sua forma e estruturas originais, descaracterizadas por sucessivas alterações e ampliações. Estas alterações resultaram na danificação de grande parte dos elementos originais, sobretudo nos interiores, e conduziram mesmo a alguma fragilidade estrutural mais acentuada no corpo tardoz.

O programa desenvolve-se ao longo de 22 apartamentos distribuídos por 6 pisos mais sótão. As novas tipologias, completamente distintas das existentes, foram desenhadas para se integrarem na realidade e necessidades de habitar contemporâneas. Desta intenção, resultou a necessidade de acrescentar um piso em sótão, aos seis existentes e o aproveitamento do que em tempos fora um espaço comercial para a criação de uma fração habitacional no piso térreo. De forma a melhorar a acessibilidade, foi incorporado um elevador sem alterar a configuração do átrio e núcleo de escadas.

No alçado principal manteve-se a cobertura de três águas e a configuração dos vãos existentes, com a recuperação dos materiais que os constituem. Na generalidade da intervenção, foram recuperados e replicados os acabamentos originais que caracterizam este edifício e o estilo construtivo da época, tais como os arcos em pedra ou os azulejos que revestem a maior superfície da fachada. A recuperação da identidade histórica do edifício à luz da contemporaneidade foi a grande premissa desta reabilitação.

Fachada principal, detalhe
Vista de rua

Localização, Lisboa, Portugal
Cliente, TAN Investments Área, 1910,96m2
Fase, Construído
Ano, 2018 – 2023

Arquitetura, Marcus Cerdeira, Pedro Silva Lopes, Rita Costa Especialidades, GLFV, JSJ
Fiscalização, TAN Investments
Construtora, Tecniarte
Medições, Hugo Pombo
Fotografia, Ivo Tavares

Zona de estar, ambiente

Na generalidade da intervenção, foram recuperados e replicados os acabamentos originais que caracterizam este edifício e o estilo construtivo da época.

Área de implantação, vista aérea
Zona de estar, ambiente
Deslizar
Piso térreo, detalhe
Piso térreo, ambiente
Piso térreo, detalhe
Zona de circulação vertical, detalhe
Fachada principal
Apartamento piso 1
Zona exterior, ambiente
Zona exterior, detalhe
Zona de estar, ambiente
Vista de rua