Artigos Reconhecimentos
Histórias em Arquivo

Artigos

Leia os nossos artigos mensais e as explore as nossas histórias.

#09 Como criar impacto?

A arquitetura muda as vidas das pessoas, o território, tem um impacto claro e efetivo em tudo o que intervém. É fundamental que o arquiteto tenha essa consciência e assuma a responsabilidade pelo impacto da sua prática, mas como garantir que o fazemos da maneira certa? Como se cria impacto?

Espaços de trabalho e de bem-estar

Em Alcântara, outrora o principal polo industrial de Lisboa, dois armazéns serão convertidos num complexo de escritórios de uso misto com várias áreas em open space. Estivemos à conversa com Francisco Ferreira, Head of Sales and Marketing da Prime e com os arquitetos, Maria do Rosário Jacinto e Jorge Ferreira.

Spotlight: João Paulo Branco

No Fragmentos, a Sustentabilidade é uma preocupação constante e acredito que a decisão de juntar à equipa de Arquitetura, uma equipa autónoma de Engenharia tenha tido impacto nesta priorização.

#08 A imagem importa?

Uma das primeiras manifestações de um projeto é o desenho, a imagem. De um ponto de vista mais global, a imagem de cada projeto contribui para formar a imagem do atelier. Mas o que é a imagem do atelier? Como se constrói? De que depende? Como cultivá-la?

Passado e presente, a reabilitação de uma habitação multifamiliar

A intervenção pretende trazer o passado ao presente, dignificando e valorizando o edifício através da sua essência e memória.

#07 Aprender arquitetura?

Estarão as universidades a preparar-nos para o meio profissional? Há espaço na nossa vida profissional para a academia? Como incluí-la?

#06 O individual e a equipa, como conciliar?

Gerir uma empresa implica saber balançar as várias pessoas que a compõem. Saber passar os valores, os métodos e a linguagem da equipa sem anular o que há de tão especial em cada um.

#05 Pensar no futuro ou resolver os problemas do presente?

Numa época em que se fala de crises (várias) mas também da urgência de tomarmos medidas para garantirmos futuros mais sustentáveis, mais dignos, quais devem ser as nossas prioridades?

Spotlight: Catarina Norton

A intemporalidade é algo em que acredito, procurando sempre criar espaços que resistam ao teste do tempo e não sejam afetados por modas passageiras. A portugalidade é um valor que considero importante quando trabalho em projetos no meu país, valorizando a cultura local e incorporando elementos distintivos da identidade portuguesa.

#04 Criatividade e negócio, como conciliar?

À primeira vista, criatividade e negócio podem parecer antagónicos, mas quando se fala de gestão numa área criativa somos obrigados a encarar esta dualidade e, até, a tirar partido dela. Como garantir que o cumprimento dos objetivos financeiros não nos transforma numa linha de montagem? Pode o gestor ser criativo?

#03 Existe um cliente ideal?

A prática da arquitetura é feita de relações e a relação com o cliente é uma das mais importantes. Este conceito emprestado do Marketing pode ajudar-nos a olhar os nossos clientes de outra forma.

#02 Engenheiros e Arquitetos, amigos ou rivais

Parceiros fundamentais, nem sempre estão alinhados no melhor caminho para o mesmo fim. Melhorar esta relação é melhorar a qualidade dos projetos. Mas como?