António Granjo

Na fachada principal do edifício valoriza-se a pré-existência, com a recuperação e reprodução de elementos construtivos e detalhes característicos do uso industrial, nomeadamente a chaminé industrial e asnas metálicas dos edifícios industriais.
A principal entrada pedonal e viária faz-se pela Rua António Granjo, no Porto. Nesta frente de rua encontra-se o edifício destinado a habitação multifamiliar, com 16 apartamentos, e um edifício destinado a residência de estudantes. No interior do quarteirão, distribuída por vários volumes, continua a residência de estudantes. Na fachada principal do edifício valoriza-se a pré-existência, com a recuperação e reprodução de elementos construtivos e detalhes característicos do uso industrial, nomeadamente a chaminé industrial e asnas metálicas dos edifícios industriais. No terceiro piso, integrado na cobertura, adota-se uma linguagem contemporânea, marcada pelo uso de mansardas revestidas a zinco, na cor das caixilharias exteriores. Esta coexistência vem salientar o diálogo entre a pré-existência e nova construção, revelando uma complementaridade e integração entre todos estes elementos e também deles com a envolvente.


Localização, Porto, Portugal
Cliente, Promgranjo
Área, 10.520 m²
Fase, Concluído
Ano, 2019 - 2022
Arquitetura, Fragmentos
Especialidades, A400
Arquitetura paisagista, Greendreams
Fiscalização, Alfaplan
Construtora, Garcia & Garcia
Medições, Tribato
Fotografia, Fernando Guerra



Para além dos pátios, a dimensão do lote permite a criação de uma extensa área exterior comum, com zonas empedradas e relvadas. Para os arranjos exteriores foram aproveitadas algumas das espécies arbóreas existentes, como a Laranjeira, a Faia ou o Choupo e ainda a pedra, existente no local, que ganha novo destaque nos muros de contenção de terras. Uma proposta que, ao fazer uso de materiais já existentes no local, mantém a memória do espaço.

