Auchan Bayview
Um hipermercado que renasce e reinventa a relação com o território
Localizado na entrada nascente de Cascais, o princípio orientador do projeto foi a integração desta nova volumetria na envolvente, minimizando significativamente o impacto visual e ambiental inerente a tipo de infraestruturas.
A nova disposição dos volumes acompanha o declive do território, fazendo com que o edifício se apresente como se enterrado, camuflado na paisagem. A relocalização deste estabelecimento em zona mais afastada da Avenida Marginal, permitiu ainda reenquadrá-lo numa extensa praça pedonal rodeada de vegetação. As coberturas ajardinadas não são apenas um elemento estético, mas verdadeiros espaços de fruição, quase como anfiteatros dos quais se pode observar o espetáculo urbano. As áreas de estacionamento e cargas e descargas passam a ser subterrâneas, libertando a superfície e potencializando os acessos pedonais. Acima do solo, a edificação desenvolve-se em três pisos pelos quais se distribuem as áreas comerciais e de serviços. A luz natural impera nestes espaços graças às grandes janelas e claraboias. O último piso organiza-se em torno do Food Court, virado a Sul, possui uma fachada envidraçada, ladeada a toda a largura por uma língua de esplanadas que se debruçam sobre a Baía de Cascais. Esta disposição vem reinterpretar uma ambiência de comércio de rua, que não se encerra sobre si mesma, mas que se quer aberta e em relação com o território.
Localização, Cascais, Portugal
Cliente, Auchan Retail Portugal
Área, 20.452 m2
Fase, Construído
Ano, 2015 - 2022
Arquitetura, Angêlo Dias, Ângelo Vivas, Bárbara Alves Lopes, Duarte Pinto-Coelho, João Torres, Lourenço Vaz-Pinto, Luis Alves, Madalena Alves, Magda Rocha, Marcus Cerdeira, Maria do Rosário Jacinto, Miguel Vivas, Sofia Bray (in-house), Next Architects (parceria)
Especialidades, Quadrante
Fiscalização, Exgexpor
Construtora, Teixeira Duarte
Luminotecnia, Quadrante
Medições, Gândara
Arquitetura paisagista, Francisco Caldeira Cabral, Elsa Severino
Fotografia, Francisco Nogueira
Inserido no Bayview, um projeto de reorganização e requalificação urbana de um território com cerca de 50.000 m2, este estabelecimento comercial vem trazer novas relações formais e espaciais com a envolvente e a vila.
Um dos maiores desafios deste projeto foi garantir que o hipermercado anteriormente implantado neste território, com todas as suas áreas dependentes, se mantivesse sempre em funcionamento, mesmo durante as fases de demolição.