Jardins do Mar
Um complexo habitacional debruçado sobre o oceano
Com uma localização privilegiada no centro da cidade de Sesimbra, foi objetivo desta intervenção recuperar e adaptar um edifício contruído entre as décadas de 80 e 90 às novas formas de habitar, valorizando a sua relação com as vistas e com a envolvente.
O edifício está orientado a sul e desenvolve-se ao longo da encosta, enquadrado com a topografia local. Formalmente, o programa da habitação multifamiliar é constituído por 28 apartamentos T2 e T3 distribuídos por sete pisos. Cada apartamento possui uma zona exterior privada, potencializando a relação visual entre o interior dos apartamentos e o oceano. A distribuição dos apartamentos e dos espaços interiores no geral foi reconfigurada para garantir maior fluidez e transparência na relação entre si e com as áreas exteriores privadas e comuns. O redesenho desses espaços permitiu a criação de tipologias mais amplas e em estreita relação com as vistas mar a sul. Foram ainda criadas entradas de luz e ventilação natural em todos os espaços das habitações, através da abertura de pátios interiores e poços de luz.
Localização, Sesimbra, Portugal
Cliente, Cetim
Área, 6.198 m2
Fase, Construído
Ano, 2017 - 2022
Arquitetura, Ângelo Vivas, João Torres, Jorge Ferreira, Maria do Rosário Jacinto, Maria Monteiro, Pedro Silva Lopes, Teresa Barbosa (in-house)
Especialidades, Enes, Newton
Fiscalização, DDN
Construtora, MAP Engenharia
Medições, Tribato
Arquitetura paisagista, Sofia Raimundo
Fotografia, Telmo Miller
Na área sob o declive da encosta localiza-se o estacionamento privado como também diversas arrecadações enterradas. Na cobertura foi criada uma zona de lounge exterior comum com piscina, tirando partido da relação do volume com o mar como um plateau numa encosta.
Os acessos pedonais às habitações são estabelecidos desde duas entradas a partir da Rua Padre Honório Ferreira e Rua Bahia de Sesimbra que distribuem às circulações exteriores e interiores, horizontais e verticais dos diversos pisos.