Melides
O pátio enquanto centro e mediador
A uma curta distância do Oceano Atlântico, o silêncio perdura nesta vila rural. A envolvente é caracterizada por um extenso pinhal e por algumas construções dispersas de pequena escala. À medida que nos aproximamos, o declive e os elementos naturais impedem qualquer vista para o lote.
A construção é composta por um volume único de cobertura plana, ao qual é retirada uma massa que dá origem a um pátio central, em torno do qual se desenvolve toda a habitação. A disposição e arranjo deste volume permitem criar espaços exteriores com maior privacidade e espaços interiores com diferentes relações com a envolvente. No interior, o programa organiza-se desde o Norte, onde se encontra o acesso ao pátio central que proporciona uma relação visual entre os diversos locais da casa. A ala direita é composta pelas áreas sociais, realçadas por grandes planos envidraçados que se debruçam sobre o terraço e piscina. No núcleo central e esquerdo são desenhadas cinco suítes, duas delas independentes, mas todas com uma forte relação com a área envolvente.
Localização, Grândola, Portugal
Cliente, Privado
Área, 325 m2
Fase, Construído
Ano, 2017 - 2021
Arquitetura, Fernando Flora, Madalena Wemans, Pedro Silva Lopes, Rita Sousa (in-house)
Especialidades, João Paulo Branco (in-house), Espaço Civil
Fiscalização, Dione Mateus
Construtora, Fernando Pedreiro
Medições, Coopas
Arquitetura paisagista, Polen Land Design, Terra Lógica
Design de interiores, Marta Lucena
Fotografia, Lourenço Teixeira de Abreu
Filme, Building Pictures
Para mais detalhes, Pinterest
A cobertura projeta-se com diferentes comprimentos consoante a orientação solar, prolongando o interior da habitação para espaços exteriores cobertos por pérgulas.
Percursos em sulipas de madeira dirigem-nos para a piscina que, desenhada sobre um anfiteatro natural, tira partido da exposição solar e nos convida a refletir sobre a relação visual entre o espaço e a paisagem.