Metrass

O elemento mais marcante da pré-existência, a chaminé industrial, não só permanece, como se torna o centro do projeto. Vertical e robusta, continua a marcar a silhueta desta esquina e a contar a história do lugar. É agora envolvida por terraços a poente, transformando-se num eixo de convivência entre interior e exterior. A chaminé respira, integrada no edifício, agora não apenas como memória preservada, mas como parte ativa da vivência quotidiana.
A intervenção valoriza a identidade original, através da recuperação das fachadas, manutenção de detalhes originais e também do respeito pela proporção e diálogo com o restante quarteirão. Ao mesmo tempo, a ampliação assume-se com uma linguagem distinta, revestida em pedra lioz, intemporal e luminosa. O desenho das aberturas reforça a entrada de luz natural e dá continuidade aos alinhamentos verticais da pré-existência, criando harmonia entre passado e presente.


Localização, Lisboa, Portugal
Cliente, Alecrim Real Estate
Área, 1.600 m2
Fase, Em curso
Ano, 2022
Arquitetura, Fragmentos
Especialidades, Fragmentos de Engenharia, 360 Engenharia
Fiscalização, Enescord
Medições, Hugo Pombo
Imagens, Alecrim Real Estate
Fotografia, Adalberto Duarte

O resultado é um edifício de 10 apartamentos que alia identidade e contemporaneidade, tradição e inovação. Uma proposta que preserva o carácter singular do lugar e se insere no quotidiano vibrante de Campo de Ourique, um bairro vivo, onde tudo acontece a poucos minutos de casa.



