Projetos Selecionados Selecionados Cronologia
Museu Quake

O principal desafio temático deste museu foi comunicar o Terramoto de 1755 e todo o seu contexto histórico e científico, de uma forma inovadora, com recurso a soluções técnicas contemporâneas (tecnologia 4D imersiva) que atraíssem todos os tipos de visitantes.
Fachada principal, vista de rua

Em termos formais, o conjunto estende-se por dois volumes, separados pelo vazio do logradouro e unidos por um corpo de ligação horizontal.

O principal desafio temático deste museu foi comunicar o Terramoto de 1755 e todo o seu contexto histórico e científico, de uma forma inovadora, com recurso a soluções técnicas contemporâneas (tecnologia 4D imersiva) que atraíssem todos os tipos de visitantes. Outro grande desafio arquitetónico foi o de conseguir as melhores condições para o desenvolvimento do programa expositivo, respeitando a complexidade técnica inerente ao programa. Complementarmente pretendeu-se que o edifício fosse uma referência arquitetónica nesta zona da cidade. Em termos formais, o conjunto estende-se por dois volumes, separados pelo vazio do logradouro e unidos por um corpo de ligação horizontal. O volume sul, constitui-se maioritariamente como a zona social do Quake, o volume norte é inteiramente ocupado pelos conteúdos expositivos. A entrada no Quake faz-se pelo lado poente, vindo da praça do Museu dos Coches até ao átrio de receção. Um espaço de pé direito duplo, e contiguo a um pátio exterior, que pontua e ilumina toda a área de chegada e social (loja e cafetaria, no piso superior). 

Fachada principal, pormenor
Fachada principal, perspetiva

Localização, Lisboa, Portugal
Cliente, Turcultur
Área, 1.700 m2
Fase, Construído
Ano, 2016 - 2022

Arquitetura, Fragmentos
Especialidades, Projectual
Fiscalização, Ricardina Valente
Construtora, Tecnovia
Luminotecnia, Light Design
Medições, Coopas
Museografia, Joravision
Arquitetura paisagista, Sofia Raimundo
Fotografia, Francisco Nogueira

Para mais detalhes, Pinterest

 

Fachada, vista de rua

A materialidade do Quake torna-o um edifício assumidamente “telúrico e pesado”, ligado fisicamente à terra e ao peso da história e das memórias que transporta consigo.

Maquete
Fachada, detalhe
Deslizar
Área de intervenção, vista aérea
Corte longitudinal
Fachada, ambiente
Pátio interior, detalhe
Pátio interior, detalhe
Receção, ambiente
Zona de circulação, detalhe
Zona social, ambiente
Exposição, detalhe
Exposição, detalhe
Estrutura do edifício
Vista aérea
Fachada principal, vista aérea