Projetos Selecionados Selecionados Cronologia
Ria View

A paisagem deixou de ser um fundo e passou a ser matéria de projeto

Varanda, ambiente

Na Fuseta, implantado na transição entre a malha urbana e o Parque Natural da Ria Formosa, o Ria View parte de um desafio claro: criar um edifício onde todos os apartamentos pudessem desfrutar de vista para a ria. O projeto concretiza-se através da implantação dos vários módulos de apartamentos em socalcos, tirando partido do desnível natural do terreno. A disposição horizontal, desfasada e fragmentada dos volumes permitiu desenhar um conjunto ritmado e único, bem integrado na paisagem, garantindo que todas as salas e quartos usufruem de vista para a ria com total privacidade.

 

Zona exterior, pormenor
Fachada lateral, pormenor

Localização, Fuseta, Olhão
Cliente, CESARIUS – Atividades imobiliárias e Turisticas, Lda
Área, 6.200 m²
Fase, Concluído
Ano, 2023

Arquitetura, Fragmentos
Especialidades, Miguel Farinha, Nuno Mateus, José Ribeiro
Fiscalização, André Cerejeira Marques Martins
Construtora, Engicloud, Lda
Medições, Hugo Pombo
Fotografia, Adalberto Duarte

O edifício distribui 27 apartamentos por esta volumetria desencontrada, que reforça a privacidade entre unidades. Todos os apartamentos têm ligação direta ao exterior e acesso a zonas exteriores privadas, ora descobertas, ora semi-cobertas por uma estrutura em pórtico, todas com vista sobre a ria.

A fachada norte, numa interpretação contemporânea da linguagem vernacular algarvia, recorre ao tijolo numa composição de cheios e vazios que funciona como filtro: assegura privacidade, protege, ventila e prolonga a vivência dos interiores. A entrada principal faz-se por uma abertura nessa mesma fachada, atravessando o átrio e estabelecendo um eixo visual entre a Rua Nossa Senhora do Carmo e a linha de água. O acesso aos apartamentos pode ocorrer tanto pela rua, a norte, como pela frente de ria, onde o edifício se aproxima da paisagem e se dilui na sua escala.

Deslizar
Área de implantação, vista aérea
Fachada, perspetiva
Terraço, ambiente
Sala de estar, ambiente
Sala de estar, pormenor
Varanda, ambiente
Zona interior, ambiente
Piscina, pormenor
Piscina, ambiente
Zona de circulação, ambiente
Fachada principal, pormenor