Salitre 191
A reconversão de um antigo equipamento escolar
Situado a escassos metros da Avenida da Liberdade, em plena Área de Reabilitação Urbana e Zona de Proteção de Imóveis da DGPC.
A intervenção teve como objetivo a conversão de uso e recuperação de um edifício histórico para uma habitação multifamiliar composta por seis apartamentos que constituem frações autónomas, contando ainda com aproveitamento de parte do que antes foi uma sobreloja. Desta intenção, resultou a necessidade de acrescentar um piso amansardado aos quatro atualmente existentes, bem como a necessidade de alterar a zona de entrada principal para o seu espaço central. No alçado principal, as alterações foram decorrentes da integração do núcleo de acesso central, sendo que no geral se manteve a configuração dos vãos existentes, com a recuperação dos materiais que os constituem. Na generalidade da intervenção, foram recuperados os acabamentos originais que caracterizam este edifício e o estilo construtivo da época, tais como os pavimentos em madeira, portas e portadas de madeira originais, um pilar central em pedra, tetos abobadados e azulejos que revestem a maior superfície da fachada. O logradouro, que se destinava exclusivamente a estacionamento, foi reformulado, conjugando esta mesma função e zonas de lazer. O novo espaço permite enquadrar uma agradável área exterior para usufruto dos moradores incentivando até o cultivo da sua própria comida. Ambições ambientais criaram novos parâmetros no desenho do projeto. Em particular, a proposta teve como premissas a criação de um padrão de construção mais sustentável, integrando parâmetros ambientais, sociais e económicos e incentivando um consumo eficiente, tanto de energia como de recursos naturais.
Localização, Lisboa, Portugal
Cliente, Privado
Área, 1.737 m2
Fase, Construído
Ano, 2015 - 2020
Arquitetura, Pedro Silva Lopes, Teresa Barbosa (in-house)
Especialidades, A2P, Profico
Fiscalização, Validstage
Construtora, Tetrapod
Medições, António Pereira
Fotografia, Francisco Nogueira
Filme, Building Pictures
Para mais detalhes, Pinterest
Na generalidade da intervenção, foram recuperados os acabamentos originais que caracterizam este edifício e o estilo construtivo da época.
Ambições ambientais criaram novos parâmetros no desenho do projeto. Em particular, a proposta teve como premissas a criação de um padrão de construção mais sustentável, integrando parâmetros ambientais, sociais e económicos e incentivando um consumo eficiente, tanto de energia como de recursos naturais.