Vila Sarah

O ponto de partida foi a recuperação da Vila Sarah, libertando-a de construções anexas e reforçando o seu carácter original. Reconstrói-se a Vila Helena, agora com mais conforto e vendo a relação com o exterior reforçada, e acrescenta-se um novo edifício – a Vila Emma – que completa este projeto no Monte Estoril.
No nível inferior do terreno, desenvolve-se este conjunto de vilas-pátio parcialmente enterradas e com coberturas ajardinadas, que funcionam como base verde para o conjunto. Esta solução reduz o impacto visual ao mesmo tempo que tira partido da inclinação do terreno e permite acessos a partir das ruas de Nice e Trouville. Um projeto em curso que resultará em 16 habitações com diversas configurações, porém, todas com espaços exteriores privados. As áreas partilhadas são marcadas pela presença do verde, promovendo privacidade, bem-estar e ligação ao lugar. Como consequência direta do conceito do projeto em desenvolvimento este tem sido um processo de trabalho multidisciplinar, que articula arquitetura, conservação e restauro, interiores, especialidades, sempre correspondendo aos critérios de eficiência energética. Uma complexidade que se reflete também na diversidade de intervenientes envolvidos — das fundações ao detalhe, sempre com foco na qualidade do lugar.


Localização, Estoril
Cliente, BWA
Área, 9.500m2
Fase, Obra
Ano, 2021 - 2026
Arquitetura, Fragmentos
Especialidades, A400
Arquitetura paisagista, MBR Paisagismo
Fiscalização, Greentool
Construtora, Cari
Medições, Hugo Pombo
Arquitetura paisagista, 4+ ARQ
Conservação e Restauro, Junqueira220
Inserida na malha consolidada do Monte Estoril, Vila Sarah tira partido da topografia acentuada para se integrar de forma discreta e articulada com a sua envolvente.

