Ria View
A paisagem deixou de ser um fundo e passou a ser matéria de projeto

Na Fuseta, implantado na transição entre a malha urbana e o Parque Natural da Ria Formosa, o Ria View parte de um desafio claro: criar um edifício onde todos os apartamentos pudessem desfrutar de vista para a ria. O projeto concretiza-se através da implantação dos vários módulos de apartamentos em socalcos, tirando partido do desnível natural do terreno. A disposição horizontal, desfasada e fragmentada dos volumes permitiu desenhar um conjunto ritmado e único, bem integrado na paisagem, garantindo que todas as salas e quartos usufruem de vista para a ria com total privacidade.


Localização, Fuseta, Olhão
Cliente, CESARIUS – Atividades imobiliárias e Turisticas, Lda
Área, 6.200 m²
Fase, Concluído
Ano, 2023
Arquitetura, Fragmentos
Especialidades, Miguel Farinha, Nuno Mateus, José Ribeiro
Fiscalização, André Cerejeira Marques Martins
Construtora, Engicloud, Lda
Medições, Hugo Pombo
Fotografia, Adalberto Duarte
O edifício distribui 27 apartamentos por esta volumetria desencontrada, que reforça a privacidade entre unidades. Todos os apartamentos têm ligação direta ao exterior e acesso a zonas exteriores privadas, ora descobertas, ora semi-cobertas por uma estrutura em pórtico, todas com vista sobre a ria.

A fachada norte, numa interpretação contemporânea da linguagem vernacular algarvia, recorre ao tijolo numa composição de cheios e vazios que funciona como filtro: assegura privacidade, protege, ventila e prolonga a vivência dos interiores. A entrada principal faz-se por uma abertura nessa mesma fachada, atravessando o átrio e estabelecendo um eixo visual entre a Rua Nossa Senhora do Carmo e a linha de água. O acesso aos apartamentos pode ocorrer tanto pela rua, a norte, como pela frente de ria, onde o edifício se aproxima da paisagem e se dilui na sua escala.

